Conheça as melhores técnicas de estudo

Manter a concentração nos estudos e lembrar de todos os conteúdos pode ser um desafio. Mas com as 10 técnicas que vai conhecer hoje, você irá tirar 10 em todas as provas!

1. Estudo intercalado: consiste em intercalar as disciplinas estudadas de forma aleatória. Trocar as matérias com certa frequência torna a sessão de estudo menos cansativa. Assim, você mantém a concentração, a motivação e consegue estudar por mais tempo.

1. Prática distribuída: trata-se de dividir os horários de estudo em partes menores, ao invés de estudar por um período muito longo. Fazer pausas para distrair a mente com outros assuntos, descansar o corpo e realizar outros afazeres, tornará os pequenos momentos de estudo muito mais produtivos.

1. Mapas mentais: é uma maneira eficiente e prática de resumir algum conteúdo. Por meio de diagramas com palavras, ícones e flechas, você torna o estudo mais visual e reduz a necessidade de memorização. Lembre-se de usar diferentes cores e formas, selecionar as informações mais importantes e deixá-las organizadas de forma lógica.

1. Flash cards: é uma ótima ferramenta de estudo. Por meio de cartões, você consegue memorizar todo tipo de assunto. Basta escrever na frente do cartão uma pergunta e no verso, a resposta. Então, você retira aleatoriamente as perguntas e testa seu conhecimento.

1. Simulados e exercícios: realizar testes práticos é uma ótima estratégia de estudo. Faça o máximo de exercícios possível para assimilar bem o conteúdo. Resolva as questões, corrija e lembre-se de analisar as erradas. É errando que se aprende.

1. Autoexplicação: esta técnica consiste em explicar o conteúdo em voz alta, como se você fosse o professor. Pode ser para você mesmo, no espelho ou para outra pessoa. Faça isso depois de estudar, quando o assunto ainda está fresco. Assim, você entende bem e memoriza o conteúdo.

1. Pomodoro: o melhor jeito de manter a concentração nas tarefas é incluir curtos momentos de intervalo. Por isso, Francesco Cirillo, criador desta técnica, indica 5 minutos de descanso a cada 20 ou 20 minutos de estudo.

1. Resumos: após ler sobre certo assunto, assistir a uma aula e fazer anotações, escreva um texto resumido

2. com suas próprias palavras. Essa é uma das técnicas mais eficazes para fixar conteúdos e estudar antes de provas.

1. Estudo mnemônico: muitos estudantes já utilizam esta técnica naturalmente. Nada mais é do que usar frases engraçadas, siglas, rimas e músicas para memorizar um assunto.

1. Releitura: trata-se de ler e reler determinado assunto, grifando os trechos mais importantes e anotando palavras-chave. Assim, você consegue assimilar muito bem o conteúdo e realmente compreender o texto.

E aí, gostou das dicas? Você já utiliza alguma destas técnicas no seu dia a dia?

Procurando por um curso de gestão super completo? Vem pra Faculdade BRASILIANA! Nosso Curso Superior em Processos Gerenciais te ensina as melhores e mais eficientes estratégias de gestão para todas as áreas de um negócio! Saiba mais sobre ele aqui.