Liderança e gerenciamento de equipes: habilidades necessárias para liderar e gerenciar equipes com e

O ato de liderar e gerenciar devem andar de mãos dadas para uma equipe ter sucesso em seus resultados. Mas você sabe quais são as principais habilidades que devem ser adquiridas e trabalhadas para isso acontecer com qualidade e eficiência?

Primeiramente, vamos deixar clara a diferença entre liderar e gerenciar:
A liderança em uma equipe consiste em trabalhar com cada elemento, tratando do lado mais humano de cada integrante. Podemos dizer que um líder constrói pessoas, extraindo o máximo de cada um, incentivando, entendendo os problemas e criando um laço de lealdade e confiança com cada membro.

Já o gerenciar, se relaciona mais com a parte administrativa do negócio. Sua função é voltada para a execução de tarefas, limite de prazos e cobrança de atividades de sua equipe. Aqui, é onde os atos de chefiar e supervisionar são englobados, desta forma, com o foco em como fazer as coisas certas para alcançar resultados positivos na empresa.

Como citados, liderar e gerenciar devem andar juntos. Para isso acontecer, são necessárias algumas habilidades fundamentais para a execução ser bem sucedida. Vamos citar algumas dessas principais habilidades para cada uma das funções.

Habilidades para liderar

• Equilíbrio emocional: Um bom líder pode se emocionar, vibrar, expressar seus sentimentos, mas sempre com muita conduta e responsabilidade. Sendo um exemplo para sua equipe, é importante sempre manter a força e não demonstrar fraqueza. Por mais que a situação seja de pressão, o desespero e nervosismo não devem tomar conta e se tornarem explícitos para os outros. Em situações assim, um líder sempre encontra uma forma ágil para se acalmar.

• Responsabilidade: Ter a consciência dos próprios atos, reconhecer os erros para qualquer que seja o setor ou até mesmo o cliente, pode ser um ato reconhecido pela equipe como um símbolo de força e admiração. Abrindo mão de qualquer tipo de orgulho, um líder deve ter a noção que qualquer atitude tomada e qualquer falha sob sua supervisão, será por sua conta e consequência.

• Propósito: Ter um objetivo em mente e focar nele te ajudará a traçar as melhores estratégias para sua equipe alcançar os resultados esperados. Quais as intenções? Como chegar ao objetivo final? São essas algumas perguntas que devem ser questionadas, e dessa forma, como citado acima, trabalhar com a equipe, em questão de entender e desenvolver cada elemento como pessoa.

Entender o que se passa na cabeça de cada um, e assim, traçar planejamentos para o gran finale.

Habilidades para gerenciar

• Comunicação: Trabalhar a comunicação é fundamental para conseguir gerenciar com sucesso uma equipe. Repassar informações com clareza evita mal entendidos e interpretações abertas sobre o que deverá ser feito. Com uma ótima forma de se comunicar, evitando gírias ou erros de português, um líder demonstra compromisso e admiração pela sua equipe. Fica o destaque também para saber ouvir o que integrantes da equipe têm a dizer.

• Habilidades técnicas: Esta parte é fundamental para um gerente ter sucesso com seus funcionários. Saber como operar softwares e ferramentas te dará a liberdade de corrigir quando alguma função estiver sendo feita de forma errada, e assim instruir corretamente o integrante da equipe. Também engloba funções como técnicas de venda, serviços, e qualquer forma de produzir algum produto.

• Delegar atividades: Definir atividades, funções e qual tarefa cada integrante assumirá é da responsabilidade do gerente. Para isso, ele deverá conhecer o perfil de cada um dos integrantes da sua equipe, e fazer a divisão correta do que cada um fará, em busca de resultados dentro dos prazos e com a qualidade necessária.

Com essas habilidades trabalhadas de forma correta e desenvolvidas aos poucos, o liderar e gerenciar farão a diferença para direcionar uma equipe de forma correta, mantendo-a disciplinada, instruída, dedicada, e buscando sempre atingir os melhores resultados.