O que faz uma pessoa formada em Processos Gerenciais?

Sendo um caminho acadêmico que prepara o futuro profissional para as práticas gerenciais em diversas áreas, como a gestão de marketing, pessoas, finanças, e muitos outros, o curso de Processos Gerenciais desenvolverá habilidades e trabalhará na formação do perfil do estudante, que poderá exercer as funções de acordo com a área. Dentro de organizações, os setores administrativos, logísticos, contábeis ou de RH são as mais comuns para o profissional atender.

Algumas das características principais para quem deseja seguir por esse ramo, são a disciplina, organização, criatividade, responsabilidade, proatividade, além de gostar de lidar com pessoas.

Mas quais são as áreas em que o profissional em Processos Gerenciais poderá atuar? A gente te conta!

Abordando áreas como tecnologia, ciências exatas e ciências humanas, as opções do campo de atuação são diversas. Empresas em geral, ou de planejamento, consultoria, assessoramento e de desenvolvimento de projetos, são algumas das muitas alternativas que o profissional terá, assim como institutos, centros de pesquisa, e até mesmo instituições de ensino.

Mas afinal… O que o profissional faz?

Além de atuar com análises de patrimônio empresarial e de ambientes internos e externos, atividades ligadas à administração são muito comuns em Processos Gerenciais. A avaliação e definição de estratégias de gerenciamento também fazem parte das habilidades que serão exercidas. Lidar com os funcionários, orçamentos e investimentos da empresa estão inclusos nas atividades.

Alguns cargos relacionados são o de administrador de empresas e financeiro, analista de planejamentos, analista de controles internos, gestor geral, gestor em departamentos específicos, líder, entre outros. Também promove a gestão e governança por processos e desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria. Promove a mudança organizacional planejada, realiza a vistoria, perícia, avalia, emite laudos e parecer técnico em sua área de formação.

O objetivo primordial desse profissional é aprimorar e aumentar a eficiência dos produtos e serviços oferecidos, sempre levando em conta a redução de custos como forma de elevar a margem de lucro. O graduado em Processos Gerenciais pode desempenhar diversas responsabilidades relacionadas à gestão empresarial, tais como:

• Planejar, organizar, gerenciar e implementar projetos e processos;

• Realizar análise e diagnóstico de problemas gerenciais, além de oferecer consultoria na área de administração;

• Analisar cenários em empresas de diferentes tamanhos e setores;

• Interpretar e articular dados e informações para apoiar processos decisórios;

• Elaborar, executar, avaliar resultados e aprimorar projetos e processos;

• Avaliar a concorrência e definir estratégias de comercialização de produtos ou serviços;

• Estabelecer e controlar o orçamento;

• Coordenar o lançamento de dados contábeis e financeiros;

• Definir, gerenciar e desenvolver equipes de trabalho;

• Elaborar e implementar planos de negócios;

• Promover a lucratividade e competitividade das empresas.

E como se tornar um profissional em Processos Gerenciais?

Essa é fácil… A Faculdade Brasiliana disponibiliza um curso tecnólogo com a duração de dois anos, professores extremamente qualificados, material didático completo, videoaulas, e muito mais!

A grade da faculdade de Processos Gerenciais

• Optativas;

• Disciplinas Optativas;

• Atividades Complementares.

Que tal começar a trilhar o seu caminho para o sucesso profissional? Não deixe pra depois e inicie agora os estudos em um curso que irá te preparar da melhor forma para o mercado, além de te lançar em uma das funções que mais emprega pessoas hoje!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e faça sua matrícula!