Técnicas de mapeamento de processos são importantes em um negócio?

Para ter uma boa gestão, as empresas fazem uso de algumas estratégias, como o Mapeamento de Processos!

Trata-se de um fluxo de atividades, com uma sequência lógica de ações, que tem um objetivo final.

A ideia do mapeamento é entender, otimizar, documentar e padronizar os processos. E para isso é preciso compreender:

• O objetivo de cada processo;

• As entradas, atividades e saídas do processo;

• Os integrantes dos processos;

• Os responsáveis por cada atividade;

• Quais serão os recursos utilizados;

• Quais são os resultados esperados.

Mas afinal, quais as vantagens de fazer isso?

• Mais agilidade no processo

Ao fazer o mapeamento, você identifica obstáculos ao longo do processo e consegue rapidamente corrigi-los e evitá-los. Assim, alcançar resultados se torna uma tarefa mais simples e feita com agilidade.

• Colaboradores mais alinhados aos objetivos da empresa

Quando se avalia as aptidões dos integrantes da equipe, você define as funções, cargos e atividades mais adequadas a cada um deles. Dessa forma, os colaboradores atingem resultados assertivos, mais rapidamente.

• Previsibilidade dos recursos utilizados

Ao prever, de maneira realista, a necessidade e a utilização de recursos, você evita a falta deles no meio do processo, estima custos, reduz prejuízos e desperdícios.

Conclusão

Sem um bom mapeamento, os processos ficam desorganizados, há uma queda na produtividade, os colaboradores ficam desmotivados e têm maior retrabalho das atividades. Desse modo, sua equipe acaba desperdiçando dinheiro e tempo!

O gestor de Processos Gerenciais é quem mapeia todos os processos, identifica ameaças e implementa as soluções mais adequadas. Este profissional especializado trabalha com uma visão multidisciplinar.

Este profissional é responsável pelo:

• Planejamento: aqui ele define quais são os objetivos do processo e constrói um plano de ação.

• Organização: Ele estabelece as funções, as tarefas e o orçamento do projeto.   Então, o plano é colocado em prática.

• Gestão: o profissional deve direcionar, delegar e motivar todos os envolvidos, garantindo uma boa comunicação, relacionamento e produtividade.

• Controle: o gestor monitora e acompanha de perto as atividades, para manter o processo bem encaminhado.

É por isso que o mapeamento de processos é tão importante e este profissional, tão valorizado pelas empresas!

Já pensou em atuar como gestor? Com a Faculdade BEMTEVI sua carreira vai decolar!

Aqui, você aprende as melhores estratégias e práticas de gestão com professores qualificados e experientes, que te mostrarão como aplicá-las em qualquer tipo de negócio. E o melhor de tudo é que nosso curso é na modalidade EaD, você estuda com conforto, flexibilidade e autonomia!

Faça já a sua matrícula no Curso Superior em Processos Gerenciais.

Colocar link para Whats comercial